Composição Corporal – Massa Residual

Quando nosso cliente sobe em uma balança estamos medindo sua quantidade total de tecidos corporais. Ao retirar a massas gorda, muscular e óssea ainda permanecem vários tecidos/órgãos/líquidos corporais como: linfa, sangue, cérebro, vísceras, pele, cabelo, entre outros.

Esta massa genérica permanecente é denominada de Massa Residual (MR).

Sendo esta MR constituída de diferentes tecidos/órgãos/líquidos que são mutáveis, esta varia muito de um momento avaliativo para outro. Um indivíduo mais ou menos hidratado irá modificar o valor da MR. Mulheres em período menstrual, podem apresentar um inchaço devido a retenção de liquídos. Essa por sua vez também pode alterar a MR. Outro exemplo, um avaliado que esteja com constipação intestinal ou tenha defecado antes da avaliação irá produzir modificações na MR.

Assim, o cineantropometrista deverá ter muita cautela ao interpretar, na linha do tempo, diferentes avaliações da composição corporal. A MR poderá apresentar grande variação quantitativa de uma avaliação para a outra em função, como já comentado, ser constituída por diferentes estruturas.

Desta forma, a MR, que é o quarto elemento da composição corporal em quatro compartimentos, apresenta a constituição de um “combo” de estruturas que tornam esse compartimento morfológico volátil, e consequentemente, mais suscetível a erros de quantificação e interpretação.

No BLUFIT é possível realizar a composição corporal em dois, três ou quatro componentes. Nos posts anteriores você pode conferir essas segmentações que são: massa gorda, massa muscular e massa óssea. Somente quando se analisa quatro componentes, tem-se a quantificação da MR.

O cineantropometrista, usuário do BLUFIT, pode optar entre quantificar a MR para interpretação da mesma ou, em função do que pretende analisar. Tendo em vista que esse componente, não necessariamente se modifica necessariamente com o treino ou dieta, como o caso da massa gorda e da massa muscular.

Portanto, a quantificação da MR dependerá, ou não, do cineantropometrista avaliar este componente. Conheça o BLUFIT e avalie melhor o seu cliente, atleta ou paciente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =