Composição Corporal – Massa Gorda

Gordura corporal, tecido adiposo, adipócito, pneuzinho, entre outros, são termos usados para caracterizar uma pessoa que apresente excesso de gordura corporal.

O que é a gordura corporal?

A gordura corporal é formada pelo tecido adiposo, que por sua vez é constituída de adipócitos. Estes, nada mais são, que celulas que armazenam gordura. A gordura por sua vez, é a forma que o corpo humano encontra de armazenar energia. De forma bem simplória e resumida, caso não utilizarmos em nossas atividades cotidianas, a “energia” que consumimos, ela se “transforma” em gordura. A longo prazo, o acúmulo acaba se tornando evidente em determinadas regiões do corpo humano.

Como podemos identificar o excesso de gordura?

Visualmente através do espelho pode ser uma abordagem. Aquela camisa que fica apertada na barriga. A calça que aperta na cintura e coxas. Ou ainda, verificar que o botão da cinta não está no mesmo ponto precisando de uma circunferência maior.
Estas são abordagens no cotidiano das pessoas para perceberem que a gordura aumentou. Tecnicamente temos métodos mais precisos para diagnóstico e quantificação deste excesso de gordura.

Malefícios da gordura

Gordura em excesso trás, normalmente, atrelado problemas de colesterol elevado, hipertensão, diabetes, cargas elevadas nas articulações; só para citar disfunções associadas.
Claro que o fator estético deve também ser comentado. Na sociedade atual um corpo tido como “bonito” é um corpo “relativamente magro”. Isso pode ser questionado pelo prisma antropológico, mas isso é assunto para outro post.
Por hora, o que devemos focar, são as repercussões negativas associadas à saúde quando se apresenta um excesso de gordura corporal.
Assim, nós do Blufit defendemos que o excesso de gordura deve ser quantificado e monitorado, principalmente devido aos processos associados à saúde metabólica e ortopédica. Este deve ser o foco!

Na ferramenta de composição corporal do Blufit é possível quantificar essa gordura corporal, selecionando mais de 30 protocolos para ambos os genêros e variadas faixas etárias. Além disso, é possível classificá-la desde baixa até excessiva ou severa. A partir, desta identificação e categorização, programas de exercícios físicos específicos associados a hábitos alimentares saudáveis devem ser conduzidos por profissionais capacitados

Gordura corporal, tecido adiposo, adipócito, pneuzinho… E ai? Qual outro termo você usa para caracterizar o excesso de gordura? Qual termo é usado na sua região? Compartilhe conosco aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dois =